segunda-feira, 15 de agosto de 2011

#ficaadica: amamentação

Resgatei um e-mail que escrevi para minha cunhada, com dicas e experiências... ai vai:





Preciso dizer que, passados 25 dias do início da amamentação, a vida já tá outra coisa... é claro que tem que sempre dar uma manutenção nos peitões, mas já tá mais fácil e muito mais prazeiroso!
Portanto, valeu por demais passar aquela fase difícil... e vou te dizer que passei dias bem doloridos com uma mamadora inveterada grudada nas tetas!!! hehe.
Claro que cada pessoa é diferente, mas começar a amamentar não é nada fácil. Torço que pra ti seja mais tranqüilo e, para isto, sempre penso em tentar te dar umas dicas. Ai vão algumas:

No final da gestação, meu médico sugeriu furar um sutiã bem nos mamilos e usar em casa, para que eles ficassem roçando e engrossando. Eu fiz isso. Mas devia ter começado muito antes e ter usado aquele sutiã o tempo todo. Do tipo, sim sai pra rua com o “farol acesso”! Sem stress, afinal, estou grávida! hehehe. Outra coisa que fiz no final, ao invés de usar o meu sutiã furado nos mamilos, usei um sutiã de amamentação em casa e pra dormir aberto. É outra dica.

Meu médico recomendava massagear os seios durante toda a gestação, o que eu fiz. Acontece que só depois de eles estarem abarrotados de leite e que aquilo começa a fazer algum sentido. kkkkk. Independente disso, manipule teus seios. Isto vai ser uma rotina diária!!

Uma coisa muito boa que só descobri no segundo dia no hospital com as enfermeiras foi o MAMARE. Já ouviu falar???
Eu te aconselho a comprar e já levar pro hospital, pois pra mim era um alívio muito grande.
O Mamare é simplesmente um protetor de silicone que se coloca nos mamilos e se usa o tempo inteiro. Só se tira para amamentar, quando se coloca na geladeira. Depois da mamada, quando tu recoloca aquilo geladinho, é um alívio! Alem disso, ajuda a cicatrizar e manter o mamilo afastado do sutiã, colando no tecido.
Usei umas duas ou três semanas. Depois passei a usar o absorvente de seios, pois passou a vazar muito... e ai a coisa já tava ficando melhor.
Mas foi muito bom usar! Independente de tu não ter problema para amamentar, acho que é um bom custo/benefício. Custa em média R$ 40,00 e dura uns 7 dias. Depois, tu troca.

Sobre as conchas de amamentação, usei somente antes de saber do mamare, que quando comecei a usar achei muito melhor. Além disso, o pediatra não quer que eu use... ele prefere apenas o absorvente...

Ainda, quando estava com muita dor nos mamilos, comprei o Mamatutti, que serve tanto para bebes que não sabem sugar direito (o que não era o caso da Luisa), quanto para fazer com que o bebe sugue mesmo (ai estávamos nós), ajudando o mamilo machucado da mamãe! Tira-se o leite antes de amamentar, coloca-se no mamatutti, que é uma espécie de mamadeirinha com uma sonda. Coloca-se o mamattuti no meio dos seios e quando o bebe começa a sugar, coloca-se a sonda no cantinho da boca dele. O leite do mamatutti vai sendo sugado junto e como vem bastante leite, eles fazem menos força na sucção. Usei algumas vezes, mas a Lulu sugava quase igual... dai, aboli o uso também.

AGORA, TALVEZ A MELHOR DICA DE TODAS!!! Começa a "queimar" os teus mamilos na luz!
Simmm. Tu não é muito de sol... portanto, teu topless deve estar sendo menos do que o meu, que gosto!
Desde que a Lulu nasceu, se tem sol, não tenho tempo, se tenho uma folga, não tem sol. Devo ter tomado uns 4 banhos de sol nos peitões durante estes vinte e poucos dias. Mas uma coisa que tenho feito religiosamente é banho de luz nos peitões!
Faço 2 ou 3 vezes por dia, 10-15min em cada.Vale muiiitoooooo. É o que me ajudou a cicatrizar.
Faço no quarto, deitadinha na minha cama. Pego o abajur, com uma lâmpada de 40w e deixo a um palmo do mamilo.
Resolve muito.
Comece a fazer agora! (se já não está fazendo...)
Depois quando tiver leite, passa o leite no mamilo e deixa secar com a luz e repete umas 3x.
Já faz isto no hospital, com os primeiros colostros!!

A última dica é: CUIDA DE TI! Seja egoísta! Peça ajuda pra quem possa te ajudar!
O teu bebe nascerá com muita saúde e tu vai estar suprindo todas as necessidades dele, seja de leitinho, seja de carinho, seja de cheirinho de mãe! Assim, todos as pessoas que estiverem do teu lado, além de estarem maravilhados com a chegada dele, devem te dar carinho, atenção e respeito.
O nascimento de um filho é uma hora indescritível! Com sentimentos e hormônios nunca antes sentidos!!!

É uma sem tamanho alegria, mas tem hora que só queremos chorar.
É uma vontade imensa de dar colo, mas tem hora que quem precisa de colo é a gente!
É uma força descomunal, mas tem hora que a dor nos vence!

E não se esqueça o teu bebê o astro, mas tu não é coadjuvante, tu é a atriz principal!!!

Um comentário:

  1. aaai .. fiquei até arrepiada, falo de emoção mesmo, não medo!
    acho que vai ser maravilhoso um dia a Lú ler tudo isso..

    ResponderExcluir